Lençóis Maranhenses
Um lugar aonde sempre quisemos ir eram os famosos Lençóis Maranhenses. A oportunidade surgiu em janeiro de 2012 e não pensamos duas vezes, arrumamos a mala e lá fomos nós!
Falaremos primeiramente dos Grandes Lençóis. A respeito dos Pequenos Lençóis falaremos em outro post.
Esse cartão postal não fica em São Luís, a capital do estado do Maranhão, mas na cidade de Barreirinhas, a mais ou menos 4h de São Luís.
Como existem esses dois passeios é comum as pessoas irem e pernoitarem em Barreirinhas. Foi assim que fizemos. Saímos de São Luís bem cedo, às 7h, e chegamos no destino por volta das 12h. Fizemos o check-in na Pousada, almoçamos lá mesmo e por volta das 13:30h passou uma Jardineira para nos buscar. De lá fomos pulando na 4 x 4 até o local da balsa. Atravessamos o Rio Preguiças e chegamos ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. São 155 mil hectares de areia com paisagens maravilhosas, dunas de até 40 metros e lagoas de água doce. Com certeza uma paisagem inesquecível!
Assim que deixamos a 4×4 começamos uma longa caminhada. Cerca de 1,5km para se chegar na primeira lagoa. Nesse percurso passamos por umas 3 dunas, com o sol a todo vapor! Confessamos que é puxada a caminhada mas é totalmente gratificante o que se encontra por lá.
Depois de 45 min mais ou menos chegamos a Lagoa Bonita. É algo fascinante andar 45 min em um local onde só tem areia e do nada aparecer uma lagoa azulzinha! Lindo! Coisas que só podem ser feita por Deus mesmo.
Ficamos nessa Lagoa 30min e começamos a voltar. Normalmente se vai a uma outra lagoa, a Lagoa Azul, mas como fomos em época de transição como eles chamam (da estação da chuva para a estação seca), esta lagoa estava vazia. Uma pena! Dizem que é a mais azul e mais bonita. Abaixo a foto da Lagoa vazia.
Começamos a voltar e chegamos ao hotel por volta das 18h/19h, o tempo suficiente para tomar um banho, comer e ir dormir pois no dia seguinte faríamos um outro passeio, o dos Pequenos Lençóis.
Nós não nos lembramos do hotel em que ficamos em Barreirinhas, mas o passeio foi contratado direto no hotel Pestana São Luís, onde estivemos hospedados. Os dois passeios mais uma diária de pousada mais o transfer custaram R$220 por pessoa.
______
Nos siga no Twitter: @blogviagemadois
Instagram: @blogviagemadois
Facebook: https://www.facebook.com/ViagemADois
E assine nossa newsletter aqui.
Ola Rachel, qual é a melhor época para ir aos Lençóis Maranhenses e encontrar as duas lagoas cheias? Deu muita vontade de conhecer. Abraço!
Marcia, a melhor época é entre maio e agosto! E vale a pena, podemos garantir! 😉