Itália – alguns restaurantes
Estive na Itália em julho de 2012 e fiquei impressionada com a culinária. Tá certo que isso já era previsível! Presuntos crus, as famosas massas, o saboroso tomate italiano, o indescritível gelato… Huuuummmm! Uma delícia! Na Itália, numa refeição culturalmente são servidos cinco pratos, sequencialmente: antipasto (bruschetta, prosciuto com melone, etc.), primo piatto (uma massa ou um risoto), secondo piatto (geralmente uma carne), contorno (acompanhamento: uma salada, uma batata, etc.) e dessert (a deliciosa sobremesa). Para nossos hábitos é muita comida! Se você não encarar os cinco pratos, sugiro que peça uma entrada e um primeiro ou segundo prato. E apesar de ler bastante que os italianos se ofendem se você dividir comida, não vi nenhuma cara feia quando compartilhei a refeição. Para beber, a sugestão é o vinho da casa. Me apaixonei pelo Lacrima Cristhi, vinho típico produzido nas proximidades do Vesúvio e facilmente encontrado na Costa Amalfitana. Estive em muitos restaurantes, mas alguns merecem destaque:
Il Fornillo, em Positano – Via Pasitea, 266,- Talvez a melhor fior di latte com prosciutto crudo que comi na Itália. O restaurante é agradável e tem uma vista encantadora.
Lo Sfizio, em Capri – Via Tiberio 7/e,- ele fica a uns 10 minutos a pé da piazzeta, mas vale a caminhada. É um ambiente agradável, com preços razoáveis (especialmente se considerarmos que os restaurantes de Capri são um pouco caros), espaço para crianças e uma saborosa culinária.
Il Gelato di San Crispino, em Roma (http://www.
Gelateria Venchi, em Roma (http://www.venchi.it/) -A Gelateria Venchi tem diversos pontos em Roma e em outras cidades italianas, inclusive dentro do complexo Eataly (na parte dedicada aos chocolates, separado da sorveteria convencional), onde, além do sorvete, você pode comprar diversos tipos do tradicional chocolate italiano fabricado em Torino. Adorei o chocolate amargo.
Eataly (http://www.roma.eataly.it/)– conhecei o complexo Eataly quando estive em Nova Iorque, mas a filial de Roma é a maior do mundo. Localizado na Piazzale XII Ottobre 1492, vale a visita. Lá você encontra, além de restaurantes super saborosos, quarto andares dos deliciosos produtos da culinária italiana. Tem também espaço para aulas de culinária. Difícil sair de lá sem comprar nada!
Renato e Luisa, em Roma (http://www.renatoeluisa.it/) – localizado na Via dei Barbieri, 25, próximo ao Campo di Fiori, o restaurante funciona no jantar, de 20h30 a 00h30, de terça a domingo. A rua é escura e você tem a impressão de que não encontrará nenhum restaurante por ali. Mas justamente por ser um lugarzinho escondido, longe do foco dos turistas, em ambiente familiar é que ele se destaca. O antipasto misto é simplesmente M – A – R – A – V- I – L – H – O – S- O. Vale também perguntar pelos pratos do dia e pedir uma indicação de vinho.
Caffe Positano – Na Via Pasitea, Positano – Este restaurante, no caminho para a praia em Positano, tem uma vista de tirar o fôlego!
Por Cristiane Pouey
______
Nos siga no Twitter: @blogviagemadois
Instagram: @blogviagemadois
Facebook: https://www.facebook.com/ViagemADois
E assine nossa newsletter aqui.
Parabéns pelo Blog! Está maravilhoso!!! Abraços, Marcos Martins.
Obrigada Marcos!!! 😉