Como tirar o visto americano
Poucas pessoas sabem, mas em maio entrou em vigor um novo sistema de emissão do visto americano. Esse sistema foi adotado com a intenção de reduzir as longas filas e horas de espera.
Antes da sua solicitação você precisa saber que existem vistos diferentes de acordo com a finalidade da sua viagem. Existem vistos para turista (B2), investidor (E2), comerciante (E1) etc. Em cada caso você precisa preencher formulários específicos.
Depois de verificar qual é o tipo necessário, você deve preencher o formulário DS-160, que está no link a seguir: https://ceac.state.gov/genniv/. Está em inglês e precisa ser preenchido em inglês. Vale ressaltar que será necessário anexar uma foto sua nessa etapa.
Logo após o preenchimento do DS-160 será a hora de efetuar o pagamento da taxa de solicitação do visto, a MRV.
Com a mudança ocorrida em maio as taxas foram todas unificadas (antigamente era preciso pagar tudo separado). O custo do visto de turismo é de US$160 (cento e sessenta dólares). Outras espécies de visto podem ter um custo maior, como o de investidor, que sobe para US$390 (trezentos e noventa dólares). Outra mudança bastante útil é que agora você pode pagar a taxa com cartão de crédito pelo próprio site do consulado, por telefone, boleto bancário ou em qualquer agência do Citibank. Antes só podia ser pago no Citibank.
A próxima etapa é agendar a entrevista. Esse agendamento pode ser feito através do Call center ou no site do consulado. Para tal é necessário ter em mãos:
– O código de barras do formulário DS-160
– Número do recibo do pagamento da taxa MRV
– O número do seu passaporte
Outras informações podem ser solicitadas nessa hora, como o tipo do visto que você pretende obter.
Um pequeno adendo: embora o dia da entrevista seja marcado antes da data para coleta de dados, esta acontece antes daquela. Fique atento!
A nova forma de coleta da dados é uma das grandes novidades. Não existia o Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto, o CASV. Todo o procedimento (como recolhimento das digitais e fotografia) era realizado no dia da entrevista. Agora é só comparecer com o passaporte e o formulário DS-160 em um dos endereços disponíveis um dia antes da sua visita, na hora marcada. Os maiores de 66 anos e menores de 15 são isentos desse recolhimento mas é necessário entregar uma foto 5×7 e o formulário DS-160 em um centro de atendimento.
Por último, a entrevista. No dia e hora marcado você comparece ao consulado levando passaporte e a página do DS-160 com o código de barras. Não esqueça de levar o máximo de documentos possíveis que comprovem renda e vínculo com o Brasil. Exemplo: boletos de faculdade, contra-cheques atualizados mostrando que você tem um trabalho fixo, documentos de carro etc.
A partir da vigência das novas regras, pessoas que estão renovando o visto, maiores de 65 anos e menores de 15 anos também ficam isentos da entrevista, mas podem ser chamados se o consulado entender necessário.
Se tudo ocorrer bem (e vai!) você deverá deixar seu passaporte e o receberá em casa ou onde preferir.
E ai? Prontos para viajar?
Informações adicionais:
CASV Horário de Funcionamento
Segunda-feira a Sexta-feira – 7:00 às 18:00
Domingo – 13:00 às 18:00
Endereços: Rio de Janeiro – Lagoa Corporate – R. Humaitá, 275- Humaitá
São Paulo#1 – Av. José Maria Whitaker, 370- Vila Mariana
São Paulo #2 – Gualter Building – Av. São Gualter, 308- Alto de Pinheiros
Recife – Comercial Bandeira – Av. Herculano Bandeira, 949- Pina
Belo Horizonte – Ed. Celta – R. Maranhão, 310 – Loja 1 – Santa Efigênia
Brasília – Ed. Venâncio 2000 SCS, Qd 8 Bl B – Setor Comercial Sul
Embaixada e Consulados
Embaixada dos EUA – Brasília – SES – Av. das Nações, Quadra 801, Lote 03
Consulado Geral dos EUA – Rio de Janeiro – Av. Presidente Wilson, 147 Castelo (Entrada pela Rua Santa Luzia)
Consulado Geral dos EUA – São Paulo – Rua Henri Dunant, 500, Chácara Santo Antonio
Consulado dos EUA – Recife – Rua Goncalves Maia, 163 Bairro Boa Vista
Site oficial do consulado: http://usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/
______Nos siga no Twitter: @blogviagemadois
Instagram: @blogviagemadois
Facebook: https://www.facebook.com/ViagemADois
E assine nossa newsletter aqui.
Muito legal o blog de vocês! Como gosto de viajar, não tinha como não curtir!
Rogério
esse post do visto esta perfeito!! tudo bem explicadinho, pra nao dar erro! eu sempre tive duvidas sobre isso!! quem sabe agora tomo coragem!! bjao amigos!! parabens!
ps: a data do post veio a calhar: dia da indepedencia americana!
Você sabe me dizer se aquela taxa só é paga no CITIBANK? E em cidades que não tem este banco, como é possível fazer?
Tania, você tem a opção de pagar a taxa com o cartão de crédito na hora que está preenchendo todos os formulários. Abraços!
Como fazer para marcar a renovacao do meu visto e a do meu marido juntos? O pagamento da taxa ira servir para os dois? – Agradeco desde ja
Oi Nathalia, a taxa tem que ser individual, mesmo que você agende para o mesmo dia, cada pessoa tem uma taxa. Para você marcar o seu e do seu marido, você deverá fazer o processo duas vezes, pois além da taxa individual o DS160 também é individual! 😉
Uma dúvida, devo colocar as informações sobre o cônjuge no DS160 e no pedido de agendamento de entrevista? Para as duas pessoas?
Diego, segundo a Embaixada Americana você precisa de um formulário para cada integrante da família mas a entrevista pode ser agendada para toda a família (até 10 pessoas). Quanto ao preenchimento do formulário, entendemos que é melhor dar o maior número de informações possível, mesmo que possa ser redundante. Eu informaria sobre o cônjuge em todos os formulários.
qual é a validade do visto para o turista brasileiro? 90 dias?
Heldio, o visto costuma ser de 5 ou 10 anos!