Como comprar passagem de trem no site da Rail Europe
Estamos nesse exato momento em uma viagem. Dessa vez, o destino é a Europa. Durante a elaboração do nosso roteiro, surgiu a possibilidade de encaixar uma visita rápida a Bélgica, mas antes de bater o martelo fomos pesquisar e ver quanto isso nos custaria. Vimos quanto seria uma diária de hotel, qual o melhor meio de transporte etc. No final das contas, ir a Bruxelas não impactaria nosso orçamento. Sendo assim, por que não? Decidimos então tomar um trem em Amsterdã e vamos passar um dia e meio na capital belga. Para o trecho que queríamos, o melhor “custo x benefício” estava no site da Rail Europe.
Com o pouco de experiência que temos sabemos que você consegue bons descontos comprando as passagens com cerca de 60 dias de antecedência. Decidimos comprá-las logo porque, além do preço menor, acabamos diluindo os custos da viagem por mais tempo, o que dói menos no bolso. Mas vamos ao que interessa: o passo a passo para comprar sua passagem de trem no site da Rail Europe.
Passo-a-passo de como comprar passagem de trem no site da Rail Europe:
O primeiro passo é entrar no site. Um ponto positivo é que o site tem uma versão brasileira, o que torna tudo mais fácil. Assim que você abrir o site, haverá uma caixa “Encontre Bilhetes”, como na tela abaixo. Ai basta você completar as informações certinhas: o trajeto que você quer fazer, a data de partida, quantidade de pessoas etc. Com os itens preenchidos, só clicar no botão vermelho da esquerda: “Ver Bilhetes”.
Após o comando do “Ver Bilhetes”abrirá uma nova tela onde você vai ter todas as opções para o trajeto escolhido. No nosso caso, apareceram cinco opções. Repare que já nessa tela constam todas as informações: a hora da partida, a hora da chegada, a duração do trecho, se o trem vai direto ou faz alguma parada, qual a companhia que irá fazer o seu trajeto e claro, os preços. Há duas opções de tarifas: as Melhores Tarifas e as Tarifas Flexíveis. E cada uma dessas tarifas tem duas opções: primeira classe e segunda classe. Basta você escolher qual tarifa que você quer e selecionar. Depois você conseguirá ver tudo que está incluído na sua tarifa. Normalmente as tarifas mais baratas são as de segunda classe na categoria Melhores Tarifas.
O próximo passo é conferir os dados. Faça com calma e cheque todos os detalhes como a data, horário, local de partida e destino. O valor também estará nessa página. Se tudo estiver ok, como o escolhido, preencha os dados do passageiro como solicitado e clique em “COMPRAR”.
Agora você vai escolher se quer imprimir o ticket em casa (essa opção é grátis) ou o bilhete em papel (nesse caso é cobrada uma taxa de 9,50 euros). Um detalhe: o site cobra um valor de 10 euros para emissão, o que até então não ficava claro. Essa taxa de serviço só aparece nesse etapa da compra.
Agora é o pagamento. A tela é igual a acima mas com uma linha onde você deve informar os dados do cartão. Outro ponto positivo é que o site tem um sistema de segurança. Por exemplo, fizemos nossa compra com um cartão do Citibank. Logo após inserir os dados e dar o comando para concluir, uma página do Citibank abriu e recebemos um código por SMS, que precisamos informar na página do banco. Só aí a compra e os bilhetes foram confirmados.
Depois da confirmação recebemos um email com o link para fazer o download do bilhete. Já o fizemos, imprimimos e está na nossa pastinha de viagem.
Importante: o site já marca os assentos automaticamente. Logo, se você quer viajar junto de alguém, o ideal é comprar as passagens de uma só vez, para garantir que fiquem juntos. Caso contrário corre-se o grande risco de cada um viajar em um vagão.
Ainda assim ficou alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários e tentaremos ajudar! 🙂
Bom Dia!
Gostaria de uma informação, na hora de trocar as passagens, precisa apresentar o cartão com o qual foi comprado as passagens ? Obrigada.
Olá! Não tivemos que apresentar o cartão nenhuma vez não. Abraços
Queridos Rachel e Luciano, gostaria de compartilhar com vocês e com seus leitores a péssima experiência que tive com a RailEurope em minha última viagem.
Em setembro de 2015, meu namorado e eu fizemos uma viagem pela Europa. Visitamos Itália e Áustria, e os deslocamentos entre estes dois países foram feitos de trem. Os bilhetes de trem foram adquiridos na agência Rail Europe e emitidos aqui no Brasil, através do site “www.raileurope.com.br”.
Para retornar ao Brasil, tomaríamos um trem partindo da Aústria para a Itália, passando pela Suíça. Chegaríamos a Milão, de onde embarcaríamos num vôo de volta para o Brasil. Entretanto, no trecho de trem entre a Áustria e a Suíça, houve um atraso de 4 (quatro) horas, e este atraso nos fez perder nossa conexão de trem entre a Suíça e a Itália, bem como o nosso vôo de volta para o Brasil.
Acreditávamos que, em virtude do atraso, a companhia de trem se encarregaria de nos providenciar outras formas de conexão para Milão (seja via férrea ou via aérea), entretanto nenhuma alternativa foi apresentada. Pelo contrário, chegamos a ouvir de funcionários da companhia que esse tipo de prejuízo deveria ser solucionado por nosso seguro de viagens (nós até havíamos contratado um seguro de viagens, ocorre que a cobertura só incluía atrasos de vôos).
Ao perceber que a companhia férrea nada faria para nos auxiliar, não restou outra alternativa senão comprar novas passagens aéreas de volta para o Brasil. Nossas despesas com o vôo emergencial ficaram em torno de R$ 6.000,00 (seis mil reais) por pessoa, ou seja, nossa despesa extraordinária total ficou em torno de R$ 12.000,00 (doze mil reais). A única coisa que nos tranquilizava era a perspectiva de poder reaver nosso prejuízo chegando ao Brasil. Pensávamos que, na remota hipótese de a companhia se recusar a nos reembolsar após uma negociação amigável, restaria a via judicial.
Para nossa decepção, após trocarmos alguns e-mails com a Rail Europe, recebemos a resposta de que não seríamos reembolsados. Foi então que decidimos procurar um advogado para ingressar com uma ação no Juizado Especial Cível, com um pedido de indenização por danos materiais e morais. Nova decepção: nosso advogado apurou que, apesar de o site da Rail Europe estar escrito em português e possuir domínio no Brasil (.com.br), a agência não tem filial ou escritório em nosso país.
O escritório da Rail Europe mais próximo ao Brasil situa-se em Buenos Aires, na Argentina. Isso significa que, para mover uma ação contra a companhia, não podemos nos valer dos Juizados Especiais Cíveis, onde os processos são isentos de custas na primeira instância. Se quisermos recuperar nosso prejuízo, teremos novas e vultosas despesas para dar entrada na ação em uma Vara Cível e solicitar que a Rail Europe seja citada através de uma Carta Rogatória (documento através do qual um juiz brasileiro solicita a um juiz de outro país que comunique ao réu sobre a existência de um processo e o prazo para apresentar defesa).
Ou seja, a Rail Europe disponibiliza um site em português, facilita as compras através de cartões de crédito mas, por não possuir filial ou escritório no Brasil, não se sujeita às nossas leis de proteção ao consumidor.
OI, Tatiana. Nossa, que situação complicada. Vocês já tentaram ver se eles tem algum representante no Brasil? As vezes a empresa não tem uma sede aqui mas tem um representante.. Espero que vocês consigam resolver logo esse problema.
Olá, gostaria de saber se deu tudo certo com a viagem de vocês…
Vocês imprimiram as passagens em casa mesmo e deu certo lá na hora? Como foi?
É que eu vi várias reclamações a respeito de problemas com esse site, de pessoas que compraram pela internet aqui no Brasil e não receberam as passagens a tempo da viagem, ou que não tiveram os valores estornados, etc…
Enfim, fiquei com medo de comprar por esse site…
Gostaria de saber se com vcs deu tudo certo… 🙂
Oi, Ana! Deu tudo certo sim. Não tivemos nenhum problema. Fomos com os ingressos impressos já do Brasil sim. Acredito que mandar entregar seja realmente arriscado. Bjs
Boa tarde, pretendo ir de amsterda pra Bruxelas de trem , no site da raileurope está Amsterdam CS
É o aeroporto de Amsterda?
Luciana, a CS é a Central Station. A do aeroporto é a Schiphol. 🙂
Boa Tarde, adorei o po *-* só tenho uma dúvida, fiz uma reserva barcelona – madrid, além da passagem que imprimi, vou receber outra em casa? isso? Obrigada desde já! =*
Oi, Evandra. Nós não recebemos passagem em casa não. Nosso ticket foi o impresso mesmo. 🙂
Sabe me dizer se é possível parcelar o valor das passagens? Grato
Oi, Rafael. Infelizmnte não tem como não. Ou se tiver nós desconhecemos.. 🙁
Gente, vocês podem me dar uma ajuda? Estou nesse momento tentando comprar uma passagem ida-volta de Bruxelas para Amsterdam. Mas o site não está me apresentando a opção de impressão em casa e quer me cobrar 9 euros pra mandar o bilhete pro Brasil, sendo que estou na Espanha! Vocês sabem o motivo disso?
Obrigada demais. Estou desesperada!
Oi, Raquel! Olha, a gente sempre coloca para imprimir em casa. Acho que ele deve estar entregando no Brasil por você entrar no site brasileiro (ele já deve ser automático).
Rachel e Luciano,
Obrigado pelo passo-a-passo! Ajudou muito!
Apenas uma dúvida: como é minha primeira viagem de trem pela Europa, basta eu seguir os passos e comprar um Bilhete de Trem? Não há necessidade de após a compra reservar os assentos?
Quando receber o vousher por e-mail já saberei o vagão e os assentos?
Obrigado!
Oi, Vinícius! Ficamos felizes que o post te ajudou! Como relatamos no post, os lugares são marcados automaticamente. Sugerimos comprar passagens juntas caso viaje com mais alguém e queira sentar junto. No fim da compra você recebe a passagem no email e lá tem o vagão e assento sim. Não se preocupe! 🙂
ola tudo bem ? vi a foto de voces no trem de ida para belgica , e queria saber se compraram a primeira ou a segunda classe
Oi, Thaiana. Nessa viagem compramos a segunda classe mesmo!
Oi Rachel, tem opção de parcelar no cartão? A compra gera IOF? Obrigada suas dicas foram ótimas!
Oi, Ellen! Infelizmente só a vista mesmo. E como a cobrança é feita em euro, gera sim cobrança de IOF. Bjs
Só não entendo porque na pagina da Eurostar a gente encontra passagens economicas de até 56 Euros e a Rail só disponibiliza preços pelo dobro. o que há de diferente assim?????
Não sabemos também, Adilson. =/