A Capela de Ossos em Évora – Road Trip, dia 1
Como falamos no post ‘Viagem de carro entre Portugal e Espanha“, a primeira parada de nossa roadtrip foi a cidade de Évora. Quem nos incentivou a ir lá foi a mãe da Rachel que queria muito conhecer a famosa Capela de Ossos da cidade. Outro atrativo de Évora é o fato de ser uma das cidades mais antigas da Europa.
Para quem não sabe, Évora fica no sul de Portugal, quase na fronteira com a Espanha. De Coimbra são cerca de 300 km. O ideal para quem quer conhecer a cidade é sair de Lisboa, que fica mais perto, cerca de 130km de distância. Como nosso tempo era curto, e de lá ainda íamos até Sevilha (mais 320km), nossa parada na cidade foi super rapidinha.
Estacionamos o carro em uma rua no Centro, naquele esquema de estacionamento rotativo. Moedas no parquímetro, tíquete no carro, seguimos para o centro de informações turísticas para o Luciano pegar um mapa. Com isso montamos um pequeno roteiro de duas horinhas pelo Centro Histórico. O posto de informações turísticas fica na Praça do Giraldo, a principal da cidade.
Uma das principais atrações da cidade, se não a principal, é a Capela de Ossos. A capela tem esse nome por ser feita, literalmente, de ossos humanos retirados de cemitérios de Igrejas e conventos da cidade. A construção foi feita por três monges, no século XVII, que desejavam que fosse um espaço de reflexão diante da crua realidade da efemeridade da vida. Parece bizarro, não é? Mas é bem interessante.
A própria entrada da capela já é um chamado à reflexão. Na porta está a frase “Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos”. Não tem como não pensar em como a vida é curta e que, ao fim, é verdade, todos estaremos lá. Nos impressionou aquela quantidade toda de ossos. Em absolutamente TODOS os cantos há ossos. Vai de crânio a fémur. Impressionante.
Vale registrar que pensamos que a visita poderia ser um tanto macabra, mas ao sair a impressão se dissipou.
A capela fica dentro da Igreja de São Francisco e a visita é paga. O ingresso custa 4 euros. Idosos e jovens até 25 anos pagam 3 euros. Além de acesso à capela de ossos, o bilhete também inclui o Núcleo Museológico, a Galeria de Presépios e o Terraço Panorâmico. O museu é bem pequeno, só um andar, e tem algumas peças interessantes. A visita à Igreja de São Francisco é gratuita, mas não permitida durante os horários de missa.
Depois da Capela de Ossos ainda caminhamos um pouco e visitamos outros pontos turísticos na cidade. O centro histórico é bem pequeno e fizemos tudo a pé. Passamos pela Catedral de Évora, pelas ruínas do Templo de Diana (uma construção da época romana) e finalizamos em uma espécie de mirante onde se tem uma linda vista da cidade.
Outros pontos turísticos interessantes em Évora são o aqueduto, as muralhas da cidade e a Universidade de Évora, a segunda mais antiga do país. Infelizmente não tivemos tempo de conhecê-los.
Achamos que é uma cidade ideal para se fazer um bate e volta. A visita à Capela de Ossos vale muito a pena! 🙂 Você conhece ou tem vontade de ir a Évora? Conta pra gente!
O que me levou até Évora também foi a capela dos ossos, vocês acreditam? Esse “nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos” é mórbido mas nos faz refletir, realmente.
A universidade é belíssima tb!
Bjos
O passeio é vale super a pena, né? 🙂